CYPECAD. Pilares de betão

Solicite proposta de fornecimento dos programas de CYPE

Pilares de betão

Introdução de dados

Introdução de dados

Introdução de dados

Com o módulo Pilares de betão, o CYPECAD e CYPE 3D dimensionam pilares de betão armado de secção transversal retangular e circular de acordo com a norma selecionada.


CYPECAD e CYPE 3D também verificam pilares mistos de betão e aço mediante o módulo Pilares mistos de betão e aço , e pilares metálicos (só o CYPECAD necessita do módulo Pilares metálicos).


No CYPECAD, para cada pilar é possível indicar valores particulares dos seguintes parâmetros durante a sua introdução (cujos valores de obra estão definidos nos dados obra ou nas opções de cálculo):


  • Coeficientes de encastramento no extremo superior e inferior
  • Coeficientes de encurvadura
  • Coeficiente de rigidez axial
  • Recobrimento
  • Resistência do betão

No CYPE 3D estas características definem-se mediante diferentes opções do menu Barra.


No CYPECAD, durante a introdução de dados pode definir-se o ponto fixo do pilar (cantos ou faces) para contemplar os casos de diminuição da secção do pilar em altura. No CYPE 3D. O ponto fixo do pilar define-se mediante a opção "Descrever disposição" do menu "Barra".


Quer no CYPECAD como no CYPE 3D, os pilares devem ser verticais. No CYPECAD não existe possibilidade de introduzi-los de outro modo, mas no CYPE 3D o utilizador poderia definir, como elemento estrutural tipo pilar, uma barra cujo eixo local X tenha certa inclinação relativamente ao eixo global Z. Nestes casos, CYPE 3D marca a barra com um erro (se está ativada a opção "Mostrar/Ocultar incidências" do menu "Cálculo") com a seguinte informação "A peça deve ser vertical, com o seu eixo local X na direção ascendente". O programa não permite calcular a estrutura (informando também deste problema se proceder-se ao cálculo independentemente do estado da opção "Mostrar/Ocultar incidências) até que a direção e o sentido do eixo local X da barra não coincida com o eixo global Z.

Opções de cálculo

Opções de cálculo


O utilizador também pode configurar uma série de opções que influenciarão no dimensionamento dos pilares. Por exemplo: critérios de simetria de armaduras, critérios de continuidade de armaduras (continuidade de secções, barras ou diâmetros nos cantos e faces), coeficiente de encastramento na última planta, etc.



No CYPECAD estas opções estão centralizadas no diálogo opções de pilares, paredes, muros e consolas (menu "Obra" do separador "Entrada de pilares" ou do separador "Entrada de vigas" > opção "Dados obra" > botão "Tipo de aço em barras" > botão "Opções de pilares. Ver imagem).



No CYPE 3D as opções de pilares encontram-se no diálogo Pilares (menu Obra > Dados obra > botão Pilares da secção Opções. Ver imagem).

Opções de cálculo

Geração automática de tabelas de armadura

Para as normas que permitem utilizar o Editor de pilares avançado , o CYPECAD e CYPE 3D geram automaticamente as tabelas de armadura de pilares de betão.

Esta geração supõe um grande avanço para os utilizadores que desejam utilizar tabelas de armadura de pilares personalizadas, já que se libertam de um laborioso trabalho, com a garantia de que a tabela de armaduras gerada é coerente e responde às suas expectativas. Além disso, os utilizadores, que em versões anteriores desistiam da criação de tabelas de armadura de pilares próprias devido à complexidade do processo, vão poder agora personalizá-las facilmente.

Geração automática de tabelas de armadura Geração automática de tabelas de armadura Geração automática de tabelas de armadura

Para normas que não utilizam o Editor de pilares avançado, a geração das tabelas de armaduras não é automática. Em qualquer caso, o CYPECAD dispõe de tabelas de armaduras de armadura longitudinal e transversal (estribos) para cada um dos tipos de secções. Se calcular-se a estrutura ao sismo, também existem tabelas de armadura especiais que o utilizador deve selecionar dependendo do grau de ductilidade da estrutura e da aceleração básica de cálculo. Todas estas tabelas de armadura são configuráveis pelo utilizador. É possível criar tabelas novas a partir das existentes e escolher as tabelas originais ou as modificadas segundo o desejado.

Recorde que o CYPE 3D não dimensiona pilares de betão armado se a combinação da norma de betão e sismo selecionadas não estiver disponível no editor de pilares avançado. No seguinte ponto dispõe de informação sobre o funcionamento dos editores de pilares avançado e clássico .

Análise de resultados

Editores de pilares

CYPECAD dispõe de dois editores de pilares: o Editor de pilares clássico e o Editor de pilares avançado (este último possui maiores prestações. Ambos editores estão em utilização, um ou outro, depende no CYPECAD das normas de betão e do sismo selecionadas para o dimensionamento da estrutura (Menu Obra > Dados obra).

CYPE 3D também dispõe do Editor de pilares avançado (desde a versão 2016.a) e utiliza-o para a edição de barras definidas como elementos estruturais do tipo "Pilar" (de betão, de aço e mistos) quando a norma de betão e sismo selecionadas estão disponíveis nesse editor. No ponto "Menu Barra. Introdução de barras como elemento estrutural " da página "Novidades da versão 2016.a", dispõe de informação sobre os diferentes tipos de elementos estruturais que se podem atribuir às barras do CYPE 3D (Genéricas, Tirantes, Pilar e Viga).

O Editor de pilares avançado está disponível para determinadas normas de betão e sismo (quer no CYPECAD como no CYPE 3D). Normalmente, as normas de betão derrogadas ou fora de utilização são as que não estão disponíveis nesse Editor.

No ponto Normas disponíveis para o Editor de pilares avançado da página dedicada a este editor dispõe de informação detalhada sobre as normas com as quais é possível utilizar este editor.

Editor de pilares clássico

Editor de pilares clássico



Editor de pilares clássico


Com o editor de pilares anterior à versão 2012.a, é possível consultar os gráficos de esforços de pilares por ação num quadro de diálogo, que também mostra no ecrã os resultados analíticos à medida que o cursor se desloca pelo gráfico.


O programa assinala a cor vermelha e em cada planta as secções dos pilares que não cumprem. O utilizador pode visualizar um diálogo onde obtém informação sobre o problema detetado. Também pode visualizar os esforços mais desfavoráveis para o dimensionamento do pilar e modificar as suas dimensões e armadura. Desde o mesmo diálogo é possível redimensionar o pilar após as modificações realizadas com os esforços obtidos no último cálculo; pelo que, se foram modificadas dimensões, é recomendável voltar a calcular a estrutura.


CYPECAD dispõe de ferramentas para igualar dimensões e armaduras de pilares após o cálculo. Isto permite obter resultados e desenhos que facilitam em termos construtivos. Em certas ocasiões (pequenas alterações na estrutura) é necessário voltar a calcular após realizar as uniformizações, o programa permite bloquear as armaduras dos pilares que se selecionem, evitando assim que um novo cálculo os rearme e se percam as alterações realizadas. O programa avisará se alguma das armaduras bloqueadas dos pilares não cumprir após o recálculo da estrutura.


O programa elabora listagens de esforços, armaduras, deslocamentos e medição de pilares.

Editor de pilares clássico Editor de pilares clássico

Editor de pilares avançado

CYPECAD e CYPE 3D dispõem de um editor de pilares avançado (de betão, de aço e mistos) que permite ao utilizador:

  • Mostrar toda a informação relacionada com o seu dimensionamento (para o caso de pilares mistos só verificação), incluindo a geração de listagens justificativas das verificações dos estados limite últimos (E.L.U.).
  • Organizar os agrupamentos do quadro de pilares, filtrar a sua visualização, modificar as armaduras ou os perfis metálicos utilizados e todo isso, sobre uma vista do quadro de pilares e não sobre a vista em planta. Também dispõe de um esquema da vista em planta dos pilares que permite selecionar no quadro o tipo a que pertence um determinado pilar.
  • Verificar todas as modificações realizadas.
  • Redimensionar os pilares (exceto os pilares mistos de betão e aço que de momento só é possível a sua verificação).

Na página "Editor de pilares avançado " dispõe de informação detalhada sobre esta potente ferramenta disponível no CYPECAD e CYPE 3D.

Editor de pilares avançado


Desenhos

Desenhos

No CYPECAD e no CYPE 3D, mediante o diálogo "Seleção de desenhos” (menu Arquivo > Desenhos) é possível selecionar e configurar os desenhos da obra e entre eles os desenhos "Quadro de pilares" e "Pormenorização de pilares". Estes desenhos terão todas as modificações que o utilizador tenha realizado mediante qualquer dos editores de pilares (clássico ou avançado ).



Códigos necessários na licença de utilização

Para que o CYPECAD ou CYPE 3D possam dimensionar pilares de betão armado, é necessário que a licença de utilização disponha de códigos para utilizar um destes programas e o módulo "Pilares de betão" (módulo comum do CYPECAD e CYPE 3D).

Inicio Volver al inicio

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.